Perguntas e respostas

Mostrar tudo/Ocultar tudo

1 - O que é um Plano de compra de ações para colaboradores (ESPP)?

Um Plano de compra de ações para colaboradores (ESPP) é um aumento de capital reservado aos colaboradores de uma empresa ou grupo de empresas. Este tipo de oferta permite que os colaboradores elegíveis adquiram ações em condições preferenciais.

A oferta myAL myShare 2023 é uma oportunidade para participar no desenvolvimento do Grupo, tornando-se Acionista da L’Air Liquide S.A. ou ao expandir a sua carteira de ações em condições preferenciais.

2 - Por que razão está a Air Liquide a propor um ESPP?

Com o seu ESPP, a Air Liquide visa aumentar o número e a representação dos colaboradores no capital social do Grupo.

3 - Sou elegível para a oferta myAL myShare 2023?

Para participar na oferta myAL myShare 2023, tem de:

  • ser colaborador da L’Air Liquide S.A. ou de uma das suas subsidiárias que seja membro do Plano Internacional de Compra de Ações do Grupo (IGSPP) na data de encerramento do período de subscrição;
  • ter, pelo menos, três meses de atividade no Grupo aquando da data de encerramento do período de subscrição (a extensão dos requisitos de emprego e dos contratos elegíveis poderá variar consoante o país). Os três meses de atividade devem contar-se no período de 1 de janeiro de 2022 a 16 de novembro de 2023.

 

Regras específicas aplicáveis à Rússia e à Bielorrússia

Em sequência das sanções impostas pela União Europeia, os cidadãos ou residentes da Rússia ou da Bielorrússia não podem participar nesta oferta, exceto nas seguintes condições:

  • se, sendo cidadão russo ou residente na Rússia, for também cidadão de um Estado-Membro da União Europeia, de um país-membro do Espaço Económico Europeu ou da Suíça, ou se possuir uma autorização de residência temporária ou permanente num desses países; e
  • se, sendo cidadão bielorrusso ou residente na Bielorrússia, for também cidadão de um Estado-Membro da União Europeia ou se possuir uma autorização de residência temporária ou permanente num desses Estados-Membros

 

4 - Quais são as vantagens da oferta myAL myShare 2023?

Após a subscrição, dispõe das seguintes condições preferenciais:

  • Um desconto de 20%(1) sobre o preço de referência das ações da L’Air Liquide S.A.
    O preço de subscrição será determinado com base num preço de referência igual aos preços médios de negociação na abertura do mercado das ações da Air Liquide ao longo dos 20 dias de negociação anteriores à data em que o preço de subscrição é fixado pelo CEO. É, então, aplicado um desconto de 20% a esse preço de referência: este é o preço de subscrição.
  • Facilidades de pagamento (1)
    A oferta myAL myShare 2023 permite aos subscritores pagarem a sua subscrição antecipadamente na sua totalidade ou distribuída por 12 meses, através de uma dedução no salário, sem juros, a partir do primeiro pagamento do salário após o aumento de capital, dependendo das condições locais da oferta. Sujeito às disposições fiscais aplicáveis no país em questão, a dedução no salário poderá estar sujeita a impostos e/ou contribuições para a Segurança Social e encargos semelhantes. Os pagamentos mensais não são possíveis em determinados países.

(1) Estas condições variam consoante o país. Para obter mais informações sobre as condições aplicáveis no seu país, consulte a brochura, o formulário de subscrição e, para países que não a França, o seu suplemento local, disponíveis junto do seu correspondente local ou na secção "Transferir documentos" deste site.

5 - Quais são as vantagens de ser um Acionista titular de ações nominativas da Air Liquide?

Depois de subscrever(2), tornar-se-á um Acionista da Air Liquide. Assim, irá usufruir das seguintes vantagens:

  • 1 ação = 1 direito de voto
    Faz parte do processo de tomada de decisão do seu Grupo através de votação na Assembleia Geral.
    Irá também receber informações específicas: e-mails, newsletters para Acionistas, fichas informativas, o Guia do Acionista, etc.
  • Um prémio de fidelização de +10% em dividendos
    Será elegível para receber os dividendos votados pelos Acionistas durante a Assembleia Geral todos os anos, mais um prémio de fidelização de 10% após ter detido as suas ações durante dois anos.
  • Atribuições regulares de ações gratuitas a todos os Acionistas
    Estas atribuições também beneficiarão do prémio de fidelização de +10% para todas as ações que detiver durante dois anos.
  • Sem taxas de tratamento e de gestão
    Receberá apoio relativamente a todas as formalidades. A sua conta direta de ações nominativas será diretamente gerida pelos profissionais dos Serviços de Acionistas da Air Liquide, sem qualquer intermediário financeiro.


(2) Novas ações no âmbito do Plano de compra de ações para Colaboradores serão emitidas em dezembro de 2023. 

6 - Quanto posso investir?

É livre de investir o que desejar. Pode comprar, no mínimo, 1 ação.

A subscrição do myAL myShare 2023 está limitada a 25% da sua remuneração anual bruta estimada para 2023. 

Se pagar em prestações (desde que esta opção esteja autorizada no seu país), cada pagamento mensal é limitado a 10% da sua remuneração mensal líquida. Se espera uma alteração no nível da sua remuneração durante o ano em curso, deve ter o seguinte em consideração. É da sua responsabilidade, enquanto colaborador, garantir que cumpre o limite de 25% da sua remuneração anual bruta estimada para 2023. O não cumprimento deste limite expõe-no ao risco de penalizações fiscais.

7 - Quais são as condições de pagamento?

Estão disponíveis aos colaboradores dois métodos de pagamento, sujeito aos regulamentos locais: 

  • Pagamento antecipado do total, utilizando o método de pagamento especificado pela sua entidade; ou
  • Pagamento por deduções no salário em 12 prestações mensais, sujeito aos regulamentos locais, a partir do mês seguinte ao registo das ações na sua conta. Cada pagamento mensal está limitado a 10% da sua remuneração mensal líquida, sujeito aos regulamentos locais. Para obter mais informações, consulte a documentação relativa ao seu país, que pode ser encontrada na secção "Transferir documentos".


Tenha em atenção que não pode dividir o pagamento entre pagamentos antecipados e mensais.

8 - Qual é a moeda da subscrição?

Para os países da área do euro:
A subscrição encontra-se em euros.

Para países fora da área do euro:
A subscrição encontra-se na sua moeda local e baseia-se na taxa de câmbio a 27 de outubro de 2023. No entanto, uma vez que as ações da L’Air Liquide S.A. estão cotadas na Bolsa de Valores de Paris, o seu investimento será em euros. Ao longo da duração do investimento, a taxa de câmbio poderá, por conseguinte, ter um impacto positivo ou negativo no seu investimento. Assim, se o euro se valorizar face à sua moeda, o valor do seu investimento denominado na sua moeda aumentará. Inversamente, se o euro se desvalorizar face à sua moeda, o valor do investimento na sua moeda diminuirá. Assim, o colaborador suporta o risco de taxa de câmbio até que as suas ações sejam vendidas.

9 - Em que circunstâncias pode ocorrer o desbloqueio antecipado?

As ações subscritas serão bloqueadas durante cinco anos, exceto em caso de verificação de um evento de desbloqueio antecipado. O desbloqueio antecipado de participações é um direito e não uma obrigação.
Uma cláusula de desbloqueio antecipado só pode ser invocada se o evento que o desencadeia ocorrer após o final do período de subscrição.
O seu pedido deve ser apresentado num prazo de seis meses a contar da ocorrência do evento de desbloqueio antecipado. Após este prazo de seis meses, não será considerado qualquer pedido. No entanto, em caso de cessação do contrato de trabalho, morte, deficiência, dívida impossível de gerir ou violência doméstica, os pedidos podem ser apresentados a qualquer momento após o aumento de capital.
No caso de um desbloqueio antecipado, poderá optar por vender todas ou algumas das suas ações. Receberá o preço que corresponder à venda. No entanto, não pode transferir as suas ações para outra conta.
As cláusulas de desbloqueio antecipado aplicáveis no seu país são indicadas no suplemento local do seu país, nos regulamentos do IGSPP ou na adenda assinada pelo país em questão. Sujeito aos regulamentos locais, a lista poderá incluir, por exemplo:

  • Casamento do colaborador ou declaração de uma união civil (PACS)
  • Nascimento ou adoção de uma criança, a partir da terceira criança
  • Divórcio, separação ou dissolução de uma união civil (PACS), com a custódia de, pelo menos, uma criança no domicílio da pessoa em questão
  • Morte de um colaborador ou cônjuge (ou parceiro civil) de um colaborador
  • Incapacidade de um colaborador, do cônjuge de um colaborador (ou parceiro civil) ou de um dos seus filhos
  • Rescisão do contrato de trabalho (demissão, não renovação do contrato, despedimento, reforma, etc.)
  • Criação ou aquisição de uma empresa pelo colaborador, cônjuge de um colaborador (ou parceiro civil), ou um dos seus filhos
  • Compra ou ampliação da residência principal do colaborador
  • No caso de um colaborador possuir dívida impossível de gerir
  • Violência doméstica cometida contra o colaborador pelo respetivo cônjuge, parceiro, parceiro civil ou ex-cônjuge, parceiro ou parceiro civil 

 

Se optar pela opção de desbloqueio antecipado para todas ou algumas das suas ações durante o período de 12 meses de deduções no salário, qualquer saldo pendente será devido à Air Liquide e será obrigado a liquidar o saldo antes de solicitar o desbloqueio antecipado.

10 - Quais são as várias condições fiscais relacionadas com a oferta myAL myShare 2023?

Para obter mais informações sobre as condições aplicáveis no seu país, contacte o seu correspondente local ou consulte o suplemento local do seu país, disponível na secção "Transferir documentos" deste site.


Nota: não serão cobradas taxas de gestão da conta ao colaborador durante ou após o período de bloqueio.

11 - O que acontece em caso de subscrição excessiva?

Se o número de ações subscritas for superior às 750.000 ações disponíveis no âmbito da oferta myAL myShare 2023, o montante da sua subscrição poderá ser reduzido. 

As subscrições mais elevadas serão reduzidas a um nível que permita satisfazer todos os subscritores, na medida do possível. Será informado de qualquer redução da sua subscrição alguns dias após o fim do período de subscrição. As informações a esse respeito também estarão disponíveis neste site.

12 - O que acontece se sair do Grupo?

Para ser elegível, terá de permanecer como colaborador do Grupo até ao último dia (até às 12:00, hora de Paris, de quinta-feira, 16 de novembro de 2023) do período de subscrição. Em caso de saída antes do fim do período de subscrição, a subscrição pendente será automaticamente cancelada.

Se deixar o Grupo após esta data e decidir manter as suas ações, não serão cobradas quaisquer taxas de gestão de contas.

13 - O que acontece se mudar de entidade durante o período de bloqueio de cinco anos?

Permanecerá empregado por uma empresa do Grupo, quer esteja ou não dentro do âmbito de elegibilidade. Tal não constitui uma cláusula de desbloqueio antecipado.

14 - Quem posso contactar para obter mais informações?

Para obter mais informações sobre a oferta e as ações da L'Air Liquide S.A., pode contactar o seu ponto de informação local.

15 - O que devo fazer se tiver dificuldades em subscrever online?

O seu ponto de informação local está disponível para o ajudar a subscrever online.

16 - É possível fazer a subscrição utilizando um formulário em papel?

As subscrições só podem ser realizadas online.

Será aberta uma exceção para colaboradores que não tenham acesso à Internet ou cujos regulamentos locais o exijam. Nesse caso, poderá obter um formulário de subscrição em papel e mais informações, mediante pedido, junto do seu ponto de informação local, que também o poderá ajudar a subscrever online. Deve guardar uma cópia do seu formulário.

17 - O que devo fazer se perder os meus códigos de acesso?

Poderá clicar em "Subscrever", no site myalmyshare2023.airliquide.com, para aceder ao site de subscrição.

Caso se tenha esquecido da sua palavra-passe, poderá clicar em "Esqueci-me da palavra-passe" e seguir as instruções no ecrã.

Se tiver perdido o seu código de acesso, poderá clicar em "Sou colaborador e não recebi o meu código de acesso" e seguir as instruções no ecrã.

Se, ainda assim, não se conseguir ligar ou se não tiver um endereço de e-mail registado, poderá contactar a Uptevia, através do número +33 (0)1 57 78 32 31 (entre as 09:00 e as 18:00, hora de Paris) ou por e-mail, através do seguinte endereço: employee-support@uptevia.com (excluindo para questões relacionadas com poupanças). Este número de telefone e este endereço de e-mail só serão válidos durante o período de subscrição. 

Também poderá contactar o seu ponto de informação local.



Compreender a oferta com a ajuda de um vídeo